segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Caminhada concelhia - Percurso VI

6º Percurso da caminhada concelhia com um enorme sucesso

No dia 13 de Outubro, sábado, os famalicenses abraçaram mais uma etapa da caminhada concelhia, a sexta, que percorreu o extremo sul do concelho entre as freguesias de Avidos, Cabeçudos, Esmeriz, Lousado e Ribeirão. A iniciativa promovida pelo pelouro da juventude, da câmara municipal de vila nova de Famalicão, contou com o apoio do corpo nacional de escutas e das associações Grucamo e Calcantes, e atraiu cerca de sete centenas de pessoas. A volta a pé pelo concelho arrancou em 2010 e tem como objetivos dar a conhecer o concelho de vila nova de Famalicão, nomeadamente o património, a fauna e a flora, bem como as belas paisagens famalicenses, numa atividade que alia a promoção dos estilos de vida saudável e a cultura.
Desta vez, o percurso foi considerado mais fácil, com algumas subidas pouco acentuadas, fortemente marcado pela influência do vale do ave e os seus afluentes pele e pelhe e pela transição geológica, granito/xisto. O piso, maioritariamente em terra batida, mas com alguns trechos em alcatrão. Na zona de influência direta do vale percorreu-se os campos verdejantes, tipicamente minhotos, delimitados ora por altos muros, ora por vinhas de enforcado, entrecortados por alguns tufos de carvalhos alvarinhos e castanheiros pingões. Na zona de transição geológica, a paisagem torna-se mais agreste pululando os eucaliptais e os matos.
É objetivo do pelouro da juventude, ao realizar estes percursos, a pé, em todas as 49 freguesias do concelho, promover estilos de vida saudáveis, dar a conhecer a cultura do património concelhio, dar a conhecer a fauna e a flora, fomentar a divulgação para a proteção do meio ambiente, assim como a socialização dos jovens.
Com cerca de 15 km em cada percurso, pretende-se dar continuidade até se percorrer as 49 freguesias do concelho. Cada trilho percorrido é totalmente diferente, percorrendo espaços verdes e naturais, assim como zonas com intervenções humanas, mas rico no seu património arquitetónico, campestre ou paisagístico.
O pelouro da juventude tem a meta de homologar os percursos percorridos, para criar trilhos sustentáveis para as gerações vindouras e para se divulgar o que melhor existe no concelho de Famalicão. Brevemente iniciar-se-ão as marcações com a sinalética internacional estabelecida para a sinalização dos percursos
Clique aqui para ver fotos (1)
Clique aqui para ver fotos (2)

Sem comentários: