domingo, 5 de janeiro de 2014

Lagoas de Agua quente


Hoje, apesar das previsões de mau tempo, os Calcantes
resolveram calçar as botas, pegar nas mochilas, e partiram em direção às ruínas do belíssimo Acampamento Romano Aquis Querquennis, situado na paróquia de Os Baños, no concelho de Bande, em Ourense, para realizarem a tradicional primeira caminhada do ano, que terminaria com um reconfortante banho nas nascentes naturais de água quente, existentes nesse local.
Devido à intensa chuva que caiu nas últimas semanas, que provocou uma subida do nível de água do rio, submergindo por completo as nascentes naturais, os 45 temerários foram obrigados a alterar os planos para a caminhada e deslocaram para a localidade de Torneiros-Lóbios, onde era garantido o tão desejado banho.
Já nesta localidade e depois de almoçarmos, demos inicio a uma curta caminhada ao longo do rio Caldo, em direção à cascata, onde presenciamos a beleza e fúria das águas.
No regresso, houve ainda a oportunidade para um grupo de aventureiros, desafiarem a força das águas, atravessando o rio a pé, ao longo de um pequeno dique.
Após esta pequena caminhada, quase sempre sob chuva fraca, fomos compensados com um reconfortante banhinho de água quente, onde a chuva já não incomodava. Neste contraste de sensações, ainda foi permitido a alguns corajosos mergulharem nas águas frias do rio Caldo, para afugentarem os “maus espíritos e os males ruins”.
Como não houve café e chiripiti após o almoço (falha grave), os Calcantes redimiram-se e brindaram todos os caminheiros com um delicioso bolo rei e um copo de vinho do Porto.
Por fim, com o corpo e a alma reconfortados, regressamos, prontos para mais uma semana de trabalho.

Rogério Silva

Clique na imagem para ver fotos

Sem comentários: