domingo, 26 de janeiro de 2014

PR1 - Caminhos da Sra. da Graça

Hoje, os Calcantes partiram para mais uma aventura, realizando uma caminhada por caminhos muito antigos e com história, caminhos de fé e de sacrifício, os Caminhos da Senhora da Graça.
Um percurso de 17 Km, com alto grau de dificuldade, localizado no Monte Farinha, em Mondim de Basto, local também muito conhecido pela mítica etapa de montanha da volta a Portugal em bicicleta.
Iniciamos a caminhada em Mondim de Basto, uma longa subida em direção ao alto da Senhora da Graça, por antigas calçadas de romaria e caminhos florestais, passando pelos lugares de Trigal, Campos e Carvalhos, não deixando de visitar o interessante Castro Castroeiro e de efetuar uma pequena paragem na Fonte da Costa. Após a passagem por três capelas, chegamos finalmente ao alto, quase sempre acompanhados por um intenso nevoeiro, que nos impediu de apreciar as deslumbrantes paisagens das terras de Basto. Depois de visitar o santuário da Senhora da Graça, deslocamo-nos para o restaurante existente no local, onde almoçamos e vivemos um bom momento de confraternização.

PR1 Sra. Graça
Após o almoço, retomamos o nosso caminho, dando inicio à descida até Mondim de Basto, com um pequeno desvio para visitar o Alto dos Palhaços, passando pela Pedra Alta, um curioso megalítico que alguém pintou de branco, pelo clube de parapente, pelo bonito parque de merendas com o aqueduto ao lado esquerdo, e por último, pelo lugar de Pedra Vedra.
Mais um dia bem passado, numa excelente caminhada e mais um desafio vencido.

Sem comentários: